Você gosta de andar de bike e quer uma companhia?

Existe um tipo de ciclismo que você vai gostar. É o CANIBIKE (ou Bikejoring). Trata-se de andar ou competir de bike com o seu cão.

Não há segredos para praticar o Canibike. É necessário apenas paciência para acostumar seu companheiro com a bike e alguns cuidados.

Para que o cão goste de passear nesta modalidade, é fundamental familiarizá-lo com a bicicleta. Ofereça a oportunidade para o cão cheirar o equipamento estando ainda imóvel. Dependendo de sua reação, esse processo pode acontecer em mais de um dia. O cão não deve ser forçado a se aproximar da bike.

Depois que ele se habituar com a bicicleta parada, a próxima etapa é você empurrá-la em um ambiente controlado (quintal, garagem etc.), com o cão solto ou na guia com outra pessoa.

Quando ele não demonstrar mais medo, segure-o pela guia e empurre a bike, ainda sem montá-la, deixando-a entre você e o cão. Só então passe para a etapa seguinte, andar com a bike e com o cão, inicialmente em ambiente controlado, com a redução de fatores de distração.

Os primeiros passeios devem ser curtos, para que ele se adapte e permita as correções. A distância pode ser gradualmente aumentada.

Para a prática do Canibike, são necessários alguns equipamentos:

  • Colete de tração para o cão;
  • Guia elástica para conectar o cão à bike;
  • Antena/suporte instalada na bike, para conectar a guia elástica e evitar o enrosco da guia na roda.

Você pode encontrar grupos e praticantes de atividades e esportes com cães na nossa página “PRATICANTES”.

Leve seu cão ao veterinário para uma avaliação antes de ingressar em algum esporte.